terça-feira, 30 de agosto de 2016

Regressar ao trabalho - Miminhos da Mãe de Todos

Os miúdos voltam à escola no dia 15 de Setembro, nos 15 dias que se seguem quero deitar muita coisa fora, arrumar outras tantas coisas e organizar ou reorganizar  uns recantos cá de casa, depois vem Outubro!

O plano é este, voltar às costuras em Outubro, isto claro se a Rosita colaborar e já agora o Zé também. 

Por agora vou mostrando alguns trabalhos antigos, e aceitando encomendas para serem entregues a partir de 15 de Outubro. 
Já agora, e presentes para este Natal? É boa altura para visitar a página Miminhos da Mãe de Todos e fazer já a lista. 



Regresso às aulas - Organizar material para TPC

Mais uma noite de passeio pela net à procura de ideias para um novo ano lectivo. Desta vez o que estou à procura é de ideias de como organizar os materiais de escrita e desenho cá em casa para que todos possam utilizar sem stresses, dramas, faltas e confusões.

O ano passado não sei quantas vezes comprei lápis de cor, canetas, borrachas ou afias para estes miúdos e chegaram ao fim do ano sem nada nos estojos, não por uso e desgaste mas por perda e má organização.

Este ano o que quero fazer é enviar para cada um 1 kit completo de todo o material necessário, dentro de uma caixa plástica, devidamente identificada, que deve ficar na sala de aula, e em casa ter um kit em tamanho XXL para que todos possam fazer os trabalhos de casa ou simplesmente escrever ou desenhar.

Assim para além de não perderem o material entre casa e escola, também não andam carregados para cima e para baixo.

Todos têm secretárias nos quartos mas como já são muitos na escola e por vezes a precisarem de ajuda, queria que nos habituássemos a sentar na mesa de refeições, depois do lanche, a fazer o que há para fazer e assim posso dar apoio a todos e eles entre si.
Se vai resultar? Não sei, mas queria muito que sim, é que a essa hora estou sozinha com todos e gerir TPC, lanches, jantar, banhos, fraldas e mamadas ... não vai ser fácil.

Para já ando a tirar ideias giras, baratas e fáceis de fazer para ter os materiais organizados. Ora espreitem o que encontrei:










segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Gasta-se pouca água no puerpério!

"Hoje consegui tomar um duche" 

Quem já disse esta frase às amigas ou numa conversa de café é porque já teve pelo menos um filho, é ou não é verdade?

O verbo conseguir é mesmo o indicado, porque seja com 1 ou mais filhos, tomar um duche nas primeiras semanas pós parto é um feito, e não é diário, com certeza! 

Nos primeiros dias gastamos alguma água em lavagens mais intimas, principalmente se foi parto normal (seja com ou sem pontos ), mas tenho a certeza que o volume de duches, banhos de imersão então nem vou referir, reduz drasticamente para os que se consegue em vez dos que se queria (ou até mesmo devia). 

Hoje foi um desses dias! Consegui tomar um duche e não foi só. 
Rapei as pernas, as axilas, e no meio deste abuso todo até cortei as unhas dos pés e pintei! Parecia que estava num spa. 

Claro que a meio deste processo já estava a ouvir a Rosita a chorar, mas ela tinha mamado e estava ao colo do pai, por isso teve que aguentar os longos 20 minutos em que eu "tomei um duche" !



Fomos ao circo!

A tenda começou a ganhar forma, os miúdos reagiram logo: Mãe podemos ir ao circo?

Dois dias depois estava pronta, os cartazes espalhados pela aldeia diziam o horário, a carrinha com o altifalante passou à nossa porta e os miúdos ficaram cada vez mais entusiasmados!

O Circo Brasil, um circo à medida de vilas e aldeias, um espectáculo já um pouco repetido e visto mas ainda assim que vale pelo esforço de andar na estrada, de terra em terra a espalhar sorrisos na criançada. Sem animais, como convém, com malabarista, palhaços, música, fogo e mais umas coisas, diga-se de passagem que o Ambrósio é polivalente e fartou-se de trabalhar (ou não fosse ele um dos 2 artistas do circo ah ah ah ).

Os miúdos gostaram, os olhos arregalados, os sorrisos, as palmas e as perguntas mostraram que fizemos bem em ir ao circo na aldeia.






A Rosita também foi e dormiu a sessão toda, que bom que é ser recém nascida numa família numerosa!




Sábado ao ar livre

Assim de surpresa uns primos ligaram a dizer que estavam por perto, assim por sorte era o dia de folga do pai Fura Bolos, assim pensada tínhamos uma ida à praia ao pôr do sol, juntámos isto tudo e o que é que deu? Um dia muito bem passado!

Piquenique no campo, com os miúdos a aproveitarem para matar saudades do primo Francisco, muitas brincadeiras, histórias e conversas nossas com a leveza que o campo lhes dá, partilhas, risos, descanso!
Estávamos mesmo a precisar de um dia assim para aliviar o stress do fim das férias.

(Parque de Merendas do Castelejo, Vila do Bispo)

Aqui a mães e os pintainhos todos!




A Julieta e o Francisco sem dúvida que ganharam uma grande amizade desde que se conheceram, uns primos à maneira! De quem são estes pés?


Todos à fresquinha a comer o almoço.



Conseguimos! Uma foto com os nossos 6 e o primo Francisco, isto não é nada fácil!



Depois de um café na esplanada, os primos tiveram que abalar e nós aproveitámos para descer à praia e brincar! Não chegamos a ver o pôr do sol, mas já não faltava muito quando viemos embora.



sábado, 27 de agosto de 2016

Regresso às aulas - Revista Pais&Filhos

Já está nas bancas a revista Pais & Filhos de Setembro e traz muitas dicas sobre o inicio do ano lectivo.
A Mãe de Todos foi chamada a falar sobre a estreia na escola, com dicas e estratégias para tornar mais fácil esta nova etapa.

Não percam.


Regresso ás aulas - A mochila

Estamos a uns quantos dias do inicio do novo ano lectivo e por isso há que ir preparando ou comprando o material necessário.

As mochilas cá de casa foram hoje a lavar, este ano vão usar as mesmas do ano passado ... e do outro ano e do outro ...


Tirando a Julieta que este ano vai iniciar o ensino básico e por isso vai ter que comprar uma mochila nova, todos os outros vão usar as mochilas que já têm, e isso como se faz? Como se consegue?
Há tempos uma mãe dizia-me que o filho só no primeiro ano tinha tido 2 mochilas e para o 2º ano já tinha que comprar outra, ora isto não é problema se a questão for o muito uso e por isso o desgaste, mas quando é pela bonecada?

Cá em casa fazemos assim, no 1º ano do ensino básico podem escolher e comprar uma mochila, mas o truque é não se deixar levar pelas modas e ondas dos bonecos, que no ano a seguir, ou até mesmo no próximo mês, deixam de estar na moda e depois a criança já não quer.

A Teresa tem a sua mochila castanha com flores fushia desde o 1º ano, já vai para o 4º, e já me disse que gosta tanto dela que quer leva-la para o 5º ano também.

O João tem a sua mochila preta com estrelas em azuis desde o 1º ano e vai agora para o 2º ano com a mesma mochila carregada de vontade de aprender.

A Julieta vai comprar a dela daqui a dias, e será dentro da mesma linha, ou flores, ou corações ou padrões geométricos, coloridos é claro, ao gosto dela sem dúvida, mas que agrade pelo menos por 4 anos.

O Tiago tem a dele desde o 5º ano e está pronta para o 7º.

Dica importante, a cor! Se forem muito claras andam sempre sujas porque já sabemos que as mochilas não têm vida fácil nas mãos dos miúdos. Assim sendo tenho conseguido que eles encontrem mochilas giras e com padrões alegres mas em fundos escuros.

Outra questão é o preço, não escolhemos das mais caras, porque não temos orçamento para isso, mas também porque não queremos ficar zangados se por acaso algum acidente acontecer à mochila antes do tempo de vida esperado para ela. Tem é que ser funcional, de bom tamanho e com alças confortáveis.

Estas são as nossas estratégias e dicas.

Um bolo e pêras!

As árvores de fruto do avô Zé Brissos estão a começar a dar frutos. 

A cada ano que passa têm mais e mais fruta boa para comer, este ano as pêras estão em grande e são em quantidade tal que mesmo os miúdos comendo às 3 e 4 de cada vez tivemos que arranjar outras maneiras de as consumir. 



Hoje saiu um bolo de pêra. Como fiz? Aqui fica a receita (uma adaptação do bolo de cenoura do pai Fura Bolos): 

350 gr de pêras descascadas
1+ 1/2 caneca de açúcar amarelo 
4 ovos
1/2 caneca de oleo
Tudo no liquidificador e triturado/mexido durante uns minutos.
Depois verte-se para uma taça e junta-se 2 canecas de farinha, mexendo à mão (eu fiz assim) ou com a batedeira. 
Vai ao forno durante 40 minutos e serve-se ao lanche! 

Uma delicia, sente-se o sabor e a textura da pêra e ficou muito macio. 





sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Livre demanda - Amamentação

No outro dia uma senhora conhecida viu-me  com a Rosita ao colo e perguntou-me de quantas  em quantas horas ela mamava. A minha reacção foi imediata, olhei para os meus pulsos e mostrei-os à senhora dizendo:

- Olhe, não faço ideia, eu nem uso relógio! - e sorri

A verdade é que é mesmo assim, eu não uso relógio há muitos anos, quando preciso ver as horas tenho o telemóvel, e para dar de mamar com sucesso não é preciso ver horas.
A Rosita mama sempre que pede, ou não pede, mama quando chora, quando se mexe muito, quando tem soluços, quando está a dormir ou acordada ... mama porque sim e mama porque não. Está muito calor e um bebé a leite materno exclusivo precisa de mamar para comer mas também para hidratar e só vindo à mama muitas vezes se consegue isso.
Então mas isso assim "não deve ser fácil, não há rotinas,é uma grande dependência, só tu a podes acalmar...", sim é isso tudo e é assim que faz sentido para mim. Uma bebé tão pequenina precisa da mãe sempre, precisa de colo sempre e não faz a mínima ideia do que são rotinas (ela também não usa relógio como eu), por isso está perfeito.

Então é porque se calhar o leite é fraco ou não chega? - Não, é mesmo só porque é normal uma bebé mamar assim. Ela engorda bem, está bem, faz muito xixi e dorme que se desunha (esta vou dizer baixinho para não estragar), então está tudo perfeito.

O Zé também ainda está em livre demanda, sim, já tem 24 meses, mamou a gravidez toda e agora continua.

- Já viu, e antigamente diziam que na gravidez o leite estava estragado e fazia mal aos bebés que ainda mamassem ... - sorri e expliquei a esta outra senhora, já com mais idade, que não é assim, que o leite não se estraga e muito menos faz mal.

Dar de mamar assim aos 2 é cansativo? -  Uns dias sim outros não, mas é fácil, prático e ainda por cima é o melhor que lhes posso dar.


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

E não dói? - Análises ao sangue

O fim da gravidez trouxe-me uma ligeira anemia que eu fui combatendo com alterações na alimentação em vez do tradicional ferro em comprimidos, por isso 3 semanas após o parto, senti que era importante ver como estava o meu corpo a reagir, e hoje fui fazer a análise.

Manhã de calor, pequeno almoço tomado (vá lá que para esta análise não é preciso ir em jejum), pai Fura Bolos a trabalhar e eu com os 6 a caminho do posto de recolha do laboratório. O que me vale é o pano para levar a Rosita, o que me deixa mãos livres para dar a mão ao Zé e à Julieta quando é preciso. 

Os miúdos iam curiosos para ver como se faziam análises, e eu achei que era uma boa oportunidade para eles verem que é um procedimento simples e sem dor. Obrigada à técnica de análises que foi muito simpática com eles e assim também tornou o momento ligeiro e cheio de sorrisos. 



Todos a quererem ver como é, só falta o Tiago que foi o fotografo de serviço.


A Julieta aqui tapou os olhos, mas pelo sangue e não pela agulha.


E pronto, hoje eles ficaram a saber como é e  sexta feira fico eu a saber como estou! 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Em modo "Setembro"

O Agosto já passou de meio, os miúdos já perguntam pela escola, as turmas já saíram, já temos algum material escolar comprado, já temos alguns livros cá em casa ... e eu já mudei para o modo "Setembro", que é como quem diz, regresso as aulas e rotinas mais ou menos organizadas.

O nosso calendário de parede não é de Janeiro a Dezembro, é de Setembro a Agosto, assim estamos todos em sintonia e os miúdos identificam melhor o tempo de escola e de férias, para mim é já um hábito, afinal cá em casa eles são 6 e nós só somos 2.


O que faço a cada novo Setembro é arranjar uma folha genérica e em branco de calendário e imprimir para 12 meses, depois é só agarrar num calendário e preencher o nosso com os meses, dias, feriados ... prefiro assim do que imprimir um já preenchido, gosto de ser eu a dar-lhe vida. Fica sempre com espaço para ao longo dos dias, semanas e meses lhe irmos acrescentando notas, lembretes, tarefas, datas importantes, é um calendário que vive connosco o ano todo.




Depois é preciso também um horário escolar para cada um dos que já andam na escola, neste caso 4. Precisamos saber quando há ginástica para uns, musica para outros, a que horas sai outro ... são 4 horários diferentes e era impossível ter tudo controlado sem estar bem visível.


Ainda estamos em Agosto, mas eu já estou com a cabeça em Setembro e não estaria a ser honesta se não dissesse que sim, tenho saudades dos meses de escola, as férias já vão longas e já está difícil de os entreter.

Esta noite foi de busca por novas ideias, novas tabelas, novas cores. Estamos quase em Setembro ... e há que começar o ano lectivo com tudo já colocado na nossa "estação de comando".

Foi em Setembro de 2014 que eu tive a ideia e escrevi que "Vamos tentar", e funcionou mesmo! Não só tentámos como conseguimos implementar o conceito cá em casa e agora já ninguém passa sem a "estação de comando".




sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Aniversário do Tiago - Yupii !

Este ano já está decidido, cada um pode apenas convidar 4 ou 5  "amiguinhos" para o seu aniversário, o que cá em casa corresponde aos manos.
O João convidou 4, visto que a Rosa ainda estava na barriga, o Zé já teve os 5 manos com ele e agora o Tiago também.

O Tiago lembrou-se que o ano passado tínhamos ficado de ir brincar um dia ao parque Yupii em Lagos mas o Verão passou e não chegámos a ir e que era uma boa ideia para a tarde de aniversário este ano.

Então trocamos o bolo de aniversário por bolas de berlim, "Olha a Bolinha" e mesmo sem velas cantámos os parabéns ao Tiago, sentados na esplanada do bar do Yupii, onde se está muito bem, enquanto vemos os miúdos a brincar.

No Yupii Family Park há brincadeiras para todas as idades. Todos se divertiram, do Zé com 2 anos ao Tiago com 12, todos encontraram brincadeiras.

Aqui ficam as fotos de uma tarde de aniversário diferente.












Foi um fim de tarde Yupii!!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Alternativa à praia - I

Quando não se pode ir à praia, porque a mãe não pode, o tempo está mau ou outro motivo qualquer, há que arranjar alternativas.

Gastar energias, correr, saltar, brincar, patinar ... comer gelado, estar com amigos! Tudo vale para um fim de tarde ventoso e com uma bebé pequenina.

Com os nossos amigos espanhóis, que só vemos uma vez por ano, todos os anos pensamos mudar isso, fomos brincar ao campo da bola. Este ano não conseguimos passar tanto tempo juntos como costume, os miúdos estranharam, ficaram tristes de não dormirem juntos noite nenhuma, de não irem à praia tantas vezes, mas as coisas não são sempre como queremos, mas como podem ser. Brincar num fim de tarde foi a maneira que encontrámos, eu e a Sário, de ter todos juntos.

Uma caixa de gelado de chocolate, umas sandes, uns iogurtes, patins, bolas, triciclo, corridas, risadas.








A Rosita não brincou mas esteve sempre perto. Dormiu um sono, mamou e assistiu às brincadeiras, tudo dentro da nossa carrinha.



Para o ano há mais, muito mais fica a promessa, ou quem sabe antes disso...

Já agora, fiquei sem resposta quando a minha amiga me perguntou porque é que em Budens não havia um parque infantil ... enfim, já foi promessa eleitoral, mas ou se esqueceram, ou não ganhou essa força politica, ou as crianças não dão votos ... (não sei qual das opções é a correta).