quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Noite Fantástica - Ermida N. sra da Guadalupe

Dormir numa ermida? Numa capela escura, num lugar ermo, no meio do nada, com muita gente, com histórias e história, com mistérios, com passeios e muita liberdade?
Sim, claro que sim!

O programa era tão bom e tão perto e tão apelativo, que mesmo com 6 filhos, 2 deles bebés sendo que 1 é recém nascida, não tivemos coragem para não nos inscrevermos.

Ainda estávamos abalados psicologicamente com o fracasso do concerto dos Trovante, de tal maneira que mantivemos o segredo sobre a actividade até faltar 1h para sair de casa! Fico a pensar se não será melhor assim para o futuro ...

Eram 16h quando a confusão estava instalada cá em casa, estavam os 5 mais velhos a brincar e desarrumar tudo o que podiam no quarto dos rapazes, fui até lá e entrei no espírito, mandei-lhes um papelinho com uma mensagem secreta, onde se lia que tinham que se vestir com fatos de treino e ténis, trabalhar em equipa, que o bando dos 6 ia sair em missão, e não podiam fazer perguntas!! ah ah ah esta ultima parte foi muito difícil para eles!

Entraram em histeria! Pareciam uma baratas tontas. Tínhamos 1 hora para sair de casa. Eu e o pai Fura Bolos arranjamos um farnel, arrecadamos almofadas e edredons para uns sacos e começamos a colocar tudo na carrinha.

- Mas vamos acampar??
- Mas onde vamos?
- Oh mãe diz lá!!!
- Já sei, vamos para umas tendas já montadas!!

Enfim só perguntas (aquelas que eu tinha dito que não podiam fazer) e excitação.

Ainda gravei um video no tablet, com uma mensagem ao estilo Missão impossível, que eles viram quando já estávamos na carrinha!

À hora de inicio, 17h, chegámos à Ermida, por esta altura o Tiago já tinha adivinhado onde íamos e a Julieta fazia birra que não queria sair da carrinha porque não queria dormir na ermida.
O meu plano inicial era participarmos todos nas actividades até à hora de dormir e depois eu vinha para casa com o Zé e a Rosita, por serem bebés ... , e a Julieta se ela quisesse, mas era um plano aberto.

Assim que entrámos na Ermida, os miúdos deliraram, e nós também, com o tamanho do colchão que nos estava destinado! Uau, uma verdadeira cama familiar!


Depois fomos convidados a ver fazer pão e a meter as mãos na massa também. 
Aqui já comecei a ver a Julieta a aliviar a tensão inicial, até quis amassar também com um sorriso.




Enquanto o pão foi para o forno cozer, a Ana Carla Conceição, do Walkin'Sagres levou-nos num passeio para reconhecimento de plantas à volta da ermida. 


Conforme o fim de tarde se aproximava os miúdos foram brincando nos colchões enquanto ouviam a D. Gloria, personagem criada pela Neusa Dias , a falar dos mistérios daquela ermida e das várias versões que existem sobre a sua construção.



O caldo verde e o pão com chouriço forraram o estômago para depois assistirmos à actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere  com bailarico e desfolhada.


E a noite já ia avançada, quando todos se aninharam nos colchões, entre almofadas e mantas para ouvirem histórias de sonhar pela voz do contador de histórias Bruno Batista
Um a um foram adormecendo embalados pelas histórias e pelos sonhos ...





De manhã, depois do pequeno almoço ao ar livre, com todos bem dispostos mas de caras ensonadas, receberam os certificados de participação nesta fantástica actividade, até a Rosita teve direito, e não foi à toa!
Tal como disse o plano era vir dormir a casa com os mais pequeninos, mas era um plano aberto e deu lugar a uma noite tranquila.
A Julieta antes do jantar disse logo que queria dormir lá, a Rosita adormeceu às 21h30 e só acordou às 6 da manhã, o Zé adormeceu à meia noite com as histórias, acordou às 4 para mamar e voltou a dormir até de manhã, querem melhor noite que esta? Impossível!


O mais fantástico desta actividade? É que foi inteiramente gratuita, graças à fantástica organização da Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste   e colaboração de outras entidades locais. 


Foi sem dúvida uma "Noite Fantástica na Guadalupe" !


2 comentários: