terça-feira, 14 de junho de 2016

Vigilância da gravidez

Sábado foi dia de consulta para saber como estou eu e o bebé. Uma consulta muito especial e num local também muito agradável.

Como estamos a ser seguidos por parteiras, as consultas normalmente são cá em casa, sem esperas e com toda a privacidade, mas desta vez fomos nós ao posto de saúde.



Numa herdade linda, Tamera, um local de paz, tranquilidade, verde e água.

Nada como uma "sala de espera" onde os miúdos puderam dar mergulhos e brincar no campo enquanto eu estive na consulta. Desta vez o pai Fura Bolos não assistiu à consulta para ficar com eles. 



Eu tive uma hora e meia de consulta, ou melhor, de mimos, conversas positivas, de troca de sorrisos, de espaço para falar de mim, da minha gravidez e do meu bebé, de abraços.

Aqui não há máquinas frias nem macas com papéis brancos, aqui há calor, livros de conhecimento nas estantes, silêncio e tempo.

Em vez de um ecografo frio e estéril há as mãos sábias de quem toca e sente. Uma conexão perfeita entre mim, o bebé e a parteira que sente e me mostra a cada toque como está o meu bebé e em que posição ele está.

Também se ouvem os batimentos cardíacos, com o doppler, e se verifica como está a minha urina, porque aqui segue-se uma gravidez saudável e segundo evidências científicas, mas acima de tudo olha-se para a parte humana em vez de se olhar apenas para máquinas e protocolos.


Enquanto isto tudo, os miúdos mergulharam e brincaram, e eu saí da consulta e juntei-me a eles para um piquenique. 





Para quem já me perguntou, sim, tenho feito as análises e ecografias que é suposto fazer durante uma gravidez normal, um lote por trimestre, e assim vamos fazendo a nossa vigilância.
Tal como já é noutros países da Europa, também um dia em Portugal será possível que as gravidezes saudáveis sejam seguidas apenas por enfermeiras de saúde materna e obstetrícia  (parteiras) e que haja mais opções para todos os casais.
Acredito nisto, nem que seja para a geração dos nossos filhos.



Sem comentários:

Enviar um comentário