domingo, 30 de agosto de 2015

Praia ao por do sol

Este ano a geleira não pára, volta e meia, dia ou noite, lá sai para piquenique.

Hoje foi mesmo ao fim do dia. Agasalhos, manta, sandes, bananas, biquínis e o pôr do sol.

A praia da Murração é um lugar perdido, no fim da estrada, onde já não parece haver nada, há este cantinho.
Quando chegámos os que lá estavam já estavam de saída, e ficámos nós, a ver o sol tocar o mar e desaparecer lá bem em baixo.

E mais não é preciso contar, as fotos dizem tudo.

sábado, 29 de agosto de 2015

A conquista de Ceuta

Foi em agosto há 600 anos que bravos homens portugueses conquistsram Ceuta e hoje passados esses anos todos um grupo de gente da terra juntou-se para passar o dia juntos e comemorar.

Um piquenique, cadeira de passeio, sling, bananas e bolinhos, lápis de cor e folhas, e muita água, eram 10.05 da manhã quando metemos tudo no grande autocarro da câmara municipal e subimos a bordo.

Visitamos ou revisitamos 2 igrejas, 1 ermida, 1 forte, 1 farol e 1 fortaleza,  quem não sabia que o Conselho da Vila do Bispo era assim tão rico?

Foi muito para os miúdos?
O que é que eles aproveitaram disto?

São perguntas que me fizeram ao fim do dia e a resposta é simples, tiveram um dia em grande como crianças.

Na ermida da Guadalupe provaram os figos que crescem lá fora e ouviram cantar uma cantiga muito antiga a pedir chuva.

Na igreja da Raposeira coloriram mandalas sentados numa das portas mais bonitas do concelho e entraram num cemitério pela primeira vez, o que deu para falar de algumas coisas.

Na igreja da Vila do Bispo só o Tiago quis entrar, o Zé mamou cá fora, a Julieta, o João e a Teresa comeram os bolos que levamos no farnel.

No forte do Beliche sentaram-se na relva e comeram a quiche que eu tinha feito ontem à noite. Brincaram muito, rebolaram, gritaram, riram e choraram. O Zé deu mais uns passinhos e mamou.

No farol a emoção era muita mas o cansaço falou mais alto. A Julieta não aguentou e a birra começou porque estava calor e o sr (leia-se dr Artur, que guiou todas as visitas) tinha que estar sempre a falar! Não é nada pessoal dr Artur, são apenas os 4 anos da Julieta. Tive que sair com ela, o Zé no pano e a Teresa e fomos comer um gelado, com vista para o farol, também não foi mau.

Na fortaleza os 3 do meio sentaram-se a desenhar o farol e a brincar, o Tiago assistiu à visita da capela e o Zé dormiu.

Eu e o pai Fura Bolos o que fizemos no meio disto?
Tentamos aproveitar ao máximo, gerimos conflitos, brincamos, fomos rígidos quando teve que ser, fomos flexíveis outras tantas vezes, tiramos fotos, respondemos a perguntas, aprendemos e ensinamos, enfim, fomos os pais que costumamos ser.

Foi um dia muito cheio, chegamos a pensar que tinha sido um erro ir com todos para uma excursão destas, mas agora a escrever este texto percebo que fez todo o sentido. Afinal de contas todos aproveitaram alguma coisa, e daqui a uns anos ainda se vão lembrar dos figos da Guadalupe ou do cheiro a mofo característico das igrejas, ou do farol que é grande e gordo.

Cada um aproveitou à sua maneira e à medida da sua idade, mais não era exigido.

Mas sim, estou cansada e nem imagino o pai Fura Bolos, que entrou em casa para sair logo de seguida para ir trabalhar.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Kit sos

Com miúdos sabemos que a qualquer momento pode acontecer uma queda ou uma picadela de insecto ou um raspão ou arranhão, eles parece que atraem os pequenos acidentes e nós temos que estar prevenidas.

Na minha mochila/mala tenho uma bolsinha feita por mim com os essenciais.

Rescue remedy em gotas para tudo

Homeopatia em granulos:

Arnica montana para as pancadas
Apis mellifica para picadelas e inchaços
Belladona para febre
Allium cepa para a minha rinite alérgica
Chamodent para as crises de dentes e irritação

Homeopatia em pomada:

S.O.S. pelle para pele irritada, assaduras, picadas, queimaduras

E hoje a Julieta precisou de umas bolinhas(como eles chamam) de arnica e de pomada sos.
O raspão foi feio e a pancada forte mas o que é certo é que enquanto chupava as bolinhas sorriu e pediu para lhe tirar uma foto!

Viva o kit milagroso que trago na mala.


Sim, eu sei que estamos em agosto e que a Julieta tem um gorro de inverno enfiado na cabeça, mas façam como eu, ignorem e vejam apenas o sorriso dela. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Quinta Pedagógica de Portimão

Um destes dias tivemos que ir a Portimão comprar um aspirador novo, e ir a uma loja de electrodomésticos com 5 filhos atrás mostra coragem ou seja mais parvoíce, eu sei, mas teve que ser e foi então que tive uma ideia.

Fomos, levamos os 5 mas também um piquenique e o plano de o comermos na Quinta Pedagógica de Portimão. Dito e feito.  Ainda conseguimos estar com amigos que só vemos no verão, e lá todos juntos matamos saudades e comemos as nossas sanduíches.

Uma visita depois à quinta, deu para rir, aprender e passear.

A entrada é gratuita, sem dúvida um bom sítio para ir com miúdos pequenos, mesmo depois de comprar um aspirador!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

É muita areia

E água salgada! 

Há quase um mês que não fazemos mais nada, praia, sol, mar, areia. Eles gostam mas há dias em que já me pedem para ficar em casa, este ano vou vence-los pelo cansaço, acho que até o tablet já tem aversão a fotos com areia e mar!

Mas este ano, pela primeira vez em alguns anos, vou acabar o verão com um ar menos branco, este ano estou bronzeada, mesmo sem conseguir sentar o rabo na toalha mais que 2 minutos seguidos.

Este ano aceitei que o mês de Agosto é de confusão no Algarve em vez de desejar que acabe, aceitei que apesar de não ser fácil preparar tudo e sair de casa com os 5 é bem mais fácil que ficar em casa com os 5, este ano estou a cumprir a promessa que lhes fiz o ano passado, a mãe está de férias com eles para eles.

O mês está quase a acabar e ainda assim acho que vamos continuar com isto por setembro adentro, gosto de os ver assim cor de caramelo doce.

Bolas e bolinhas

Hoje o lanche da praia foram bolas da Berlim docinhas  e croissants deliciosos, com o patrocínio da dona Graciete e sr Vicente, os pasteleiros de Budens.
Os miúdos gostam de ir comprar pão e bolos na padaria aqui na aldeia, a dona Arminda já os conhece  já quase sabe os gostos de cada um e para nós é bem melhor que enfrentar filas no supermercado.
Podem comprar, em Budens, durante a manhã, entre as 9h e as 13h, depois é só meter na lancheira e levar para a praia.

Olha a bolinha barata 
É pra avó, pra neta e pra gata! 

(quadra de Graciete Bugalho)