sábado, 28 de novembro de 2015

IMI

Tinha sido mais fácil ficar em casa?  Tinha.
A proposta tinha sido aprovada na mesma?  Tinha
Mas não era a mesma coisa.

Há meses que o governo tinha aprovado a lei que permite às autarquias aplicarem descontos na taxa de IMI consoante o número de dependentes, há meses que eu tinha recebido um email da associação de famílias numerosas pedindo a todos os sócios para colaborarem, há meses que eu tinha enviado uma petição à assembleia municipal para que o assunto fosse discutido em reunião, e hoje passados estes meses foi o dia!

Deixei 2 numa avó, outros 2 noutra e levei a Teresa comigo.
A reunião da assembleia era às 20h, o assunto do IMI era o ponto 5, e foram 3 horas até chegar lá!

A Teresa aguentou-se, estava ali em representação de todos os filhos de famílias com filhos, não só as numerosas, eu aguentei-me, afinal se tinha enviado a petição mal parecia não estar presente, e depois de muitas trocas de galhardetes, palavras simpáticas e menos simpáticas, directas e indirectas lá chegou a hora do ponto 5.

Aprovada por unanimidade a redução do IMI para famílias com dependentes.
Quem tem casa própria para habitação permanente no concelho da Vila do Bispo e tem filhos, vai beneficiar de redução.

1 dependente - 10%
2 dependentes - 15%
3 dependentes - 20%

Porque quem tem mais filhos precisa de uma casa maior por necessidade e não por luxo.

Tinha sido mais fácil ficar em casa, tinha.
Sair de uma reunião destas às 23h20 e ir buscar os miúdos às avós e trazer para casa, todos meio (ou completamente) a dormir, vestir pijamas e deita-los, não é fácil, mas faz a diferença.

Para a Teresa fica a ideia de uma reunião chata mas onde os assuntos são discutidos e votados, acho que aprendeu qualquer coisa.
Para os outros fica a mensagem de que temos que ser participativos, faz parte da democracia.

Para mim fica a nota, para que não me esqueça, porque não gosto de política, não tenho feitio, nem nunca conseguiria "discutir" assuntos assim com trocas de acusações e de mimos. Ainda assim eu tivesse dúvidas.

A proposta tinha sido aprovada na mesma, tinha.
Mas não era a mesma coisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário