quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Festival de observação de aves - 2015



 

O fim de semana passado foi de muitas actividades de natureza.
As fotos dão para ver que fizemos muita coisa, e sim, tudo gratuito, era de aproveitar não acham?

Sábado de manhã os miúdos foram descobrir o que comem as corujas. Aprenderam muito sobre o que comem, como são, quais são, onde vivem, que tamanho têm, enfim, mesmo mesmo muito interessante. Eu não assisti pois à mesma hora não quis perder um workshop da querida Sofia Loureiro , autora dos Guias de Remédios Naturais, sobre 5 poderosos remédios naturais.






Quando as duas actividades acabaram fomos esperar pelo comboio turistico que nestes dias de festival percorreu Sagres de uma ponta à outra. Embarcamos, os miúdos todos excitados, muitas perguntas, muita risada, muito solavanco. Foi uma hora de passeio que deu para tudo, sempre em andamento.




No Domingo à tarde estivemos com a Carla Cabrita, do Walkin Sagres, a nossa guia de natureza preferida, para uma acitividade que juntava trabalhos manuais ao conhecimento sobre flores.
Os miúdos fizeram uma flor, com caule, petalas,estames, raizes e folhas, uma lição de ciencia sem darem por isso.



Depois fizemos um passeio curto mas tão bom e rico. Com a ajuda do livro 200 Plantas do SW Alentejano e Costa Vicentina , da autoria da Carla, os miúdos puderam identificar muitas plantas que nesta altura têm um aspecto muito diferente da Primavera.

O Zé adorou tanta liberdade e percebeu que algumas plantas picam.

Haverá melhor que um fim de semana assim?

Fiquei triste de constatar que apesar de gratuitas, nestas actividades encontrámos apenas o amigo Benjamim e a sua mãe, os suspeitos do costume! Será que mais nenhuma familia do concelho viu o programa? Será que as familias desta zona não gostam destas actividades? Será que não têm tempo? Enfim, dá que pensar.







Sem comentários:

Enviar um comentário