quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Zé, o pé descalço

O zé já anda muito bem, já percebeu que para explorar o mundo é bom saber andar, e seja qual for o piso ele vai, a pé descalço.
Muito oiço mamãs perguntarem quais os melhores sapatos para gatinhar, qual o melhor modelo para os primeiros passinhos do bebé, e o que digo sempre é : andar descalço.
Começou por ser intuição de mãe, o deixar os bebés cá de casa andarem descalços até terem a marcha bem aprendida mas cada vez  leio mais estudos e informações que validam essa minha opção.
E não se pica?
Não se corta?
Não chora?
Não lhe faz impressão?
Pois, magoar a sério nunca a aconteceu, também não sou de largar o gaiato descalço num sitio onde vejo perigo, mas sou de o deixar explorar seja lá que piso for. Calçada, alcatrão, areia, relva, terra, rocha, carpete, borracha... 
Ele sente, toca, testa, experimenta e como não é parvo nenhum, se acha que não é bom para andar pára e pede colo, e eu confio nele.
Aceito que haja quem não se sinta à vontade em largar bebés de meses em qualquer chão, mas custa -me a pensar em bebés com pés enfiados num sapato mal começam a gatinhar.
Este verão marcou-me ver um bebé 2 meses mais velho que o Zé sempre de meias na praia, na areia e na água. Terá sido provavelmente a maneira encontrada pelos pais para que o bebe brincasse sem chorar ao sentir a areia nos pés, mas e porque será que ele chorou na primeira vez? Não perguntei, não sei, apenas especulo se não será por não andar descalço habitualmente.
O Zé anda descalço, chega ao fim do dia com os pés pretos, dá para ver nas fotos, mas também com um sorriso.
Ainda no calor calcei-lhe umas sandálias, coitado, ele que já andava tão bem nem passo dava com elas.  Mas aos poucos, um bocadinho de cada vez lá percebeu que aquelas coisas também davam para andar.
Mas para verem ao que chega, fomos a Lisboa, 5 dias de passeios e viagens, levei as ditas sandálias, que foram e vieram sem nunca terem saído do carro! E se ele andou por lá!
Entretanto o tempo está a caminhar para o frio e em casa optamos por meias com anti derrapante e para a rua está agora a testar umas botas que já foram dos manos. Hoje andou com elas cá em casa, e por já saber andar bem (sempre descalço) não se atrapalhou. 
Este texto fala e bem dos benefícios de andar descalço em bebé.

Sem comentários:

Enviar um comentário