domingo, 23 de agosto de 2015

Aprender a andar

Aprender a andar deve ser das aprendizagens mais marcantes e importantes na vida de um bebé. Ser autónomo, poder acenar um adeus e sair da sala, explorar uma praia, cair e levantar-se num caminho de terra, andar.

Ver um filho nosso dar os primeiros passos é um momento emocionante e marca uma nova etapa. A partir daqui ele precisa ainda mais de nós, precisa do pai e da mãe seguros e confiantes na sua capacidade para aprender a andar sozinho.

Mais que uma mão, o bebé para andar precisa de espaço, oportunidade, tempo e confiança. Precisa de cair, precisa de se levantar, precisa se sentir o chão nos pés descalços, precisa de uma mão quando pede.

Para nós pais é difícil gerir a vontade de correr para ajudar e o estar apenas atento, mas é tão gratificante quando nesse estar atento vemos o nosso bebé dar um passo de cada vez, cada passo ao seu passo.

Aqui ainda não são os primeiros passos, é uma escalada mas também é preciso confiar no bebé e dar-lhe espaço para explorar. (sim enquanto gravei pensei sempre " se lhe falta a força lá risca a testa" , mas confiei)


E daqui para a frente vai ser sempre assim , confiar neles, dar-lhes espaço e tempo e estar atento. Ser pai e mãe é isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário