terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Onde comem 6 comem 7

Ontem fizemos 6 meses de Zé fora da barriga. 6 meses de muito crescimento, de muitas brincadeiras com os manos, de muitos miminhos com a mamã e o papá e de muita maminha.

A excitação dos manos pelos 6 meses do Zé era muita, não que a data seja assim tão importante para eles mas porque eu tinha-lhes dito que só aos 6 meses é que o Zé podia começar a comer alguma coisa, assim comida como a deles, ou parecida pelo menos.
Quase que contaram os últimos dias um a um e a faltar 1 dia para os tão esperados 6 meses não se aguentou mais, Zé Miguel comeu sopa!

- A primeira colher dou eu! - gritava a Julieta
- Mas é sopa de quê mãe? - perguntava a Teresa
- É com colher? - queria saber o João
- Tão giro mãe - dizia o Tiago, um pouco mais calmo que os irmãos mais novos.

E sem saber como nem porquê, Zé Miguel viu-se metido no meio de 4 gaiatos, um pai e uma mãe de máquina na mão, claro) todos à espera que ele comesse uma pratada de sopa!


Apesar de estarmos à espera dos 6 meses não foi só isso que pesou na decisão de iniciar alimentação complementar.
O Zé estava muito bom só com mama, o leitinho da mamã continua a ser o seu alimento principal, mas ele deu sinais, sinais de que estava pronto para uma nova etapa.

- Mete tudo à boca sem meter a língua para fora (está a perder o reflexo de protrusão da língua, um reflexo que protege as vias aéreas)

- Senta-se direito sem ajuda, isto é importante pois adquire uma posição onde as costas e o pescoço ficam direitos o que evita os engasgos

- Mostra muito interesse na nossa comida. Adora estar à mesa e ver os irmãos a comer. Ainda não roubou nada do prato de ninguém apenas porque não chega lá!

Perante estes sinais todos, não podíamos adiar mais. Agora onde comem 6 come 7, as manas adoraram a sopa do Zé, pediram para fazer para elas, e é assim que vai ser, gradualmente o Zé vai entrar na alimentação da família, vai ter escolhas adaptadas para ele e vai ter a possibilidade de comer sozinho, o que quer, como quer e quanto quer (mais informação aqui baby led weaning).

Diz que vai começar mais uma aventura ! - o que diz o Zé








1 comentário:

  1. Tão giro! Estava no grupo de amamentação e vi o seu post! O meu filho também fez 6 meses ontem, e sim, tb n podia adiar mais, adorou a sopa, adorou a colher, adorou a novidade! É o início de uma nova caminhada depois de 6 meses só com leitinho da mãe!! Parabéns ao seu menino e a si!!

    ResponderEliminar