domingo, 14 de agosto de 2011

Lugar secreto

Para uma família com filhos, seja 1 ou 4, o Parque Infantil é um equipamento essencial, talvez mais importante do que ter um super mercado mesmo à esquina, ou o posto dos correios na aldeia, ou a farmácia na vila, ou o café ou cafés... espalhados por todo o lado.




O parque infantil é o lugar onde podemos levar os miúdos a passear, a ver outros miúdos, onde podemos encontrar outros pais, onde podemos lanchar a fazer de conta que é um grande piquenique, onde podemos ir por 15 minutos e sabemos que durante 1 hora eles vão falar sobre o que fizeram e o que brincaram, mas para isso é preciso que haja um parque infantil.





Este aqui na foto parece uma miragem, pareceu-nos uma miragem quando o vimos pela primeira vez, vazio, ali perdido entre pinheiros à espera das risadas dos miúdos, à espera que os miúdos o descobrissem, e nós descobrimos. Não é público, ou quer dizer não fica na via publica, fica dentro de uma urbanização, mais uma daquelas que vai crescendo no Algarve, que se enche (ou não) no Verão e que no Inverno está vazia, uma urbanização privada mas aberta a zona de passagem, onde passamos para ir ver amigos e onde paramos para os miúdos brincarem. 






Quando é preciso aliviar o stress, de miúdos e graúdos, quando só temos meia hora antes do pai ir trabalhar, quando está vento para a praia, quando está frio mas apetece sair à rua, quando não podemos ir mais longe passear, vamos aqui.




Eles foram crescendo nestes baloiços, e a família foi crescendo também,  já riram, aprenderam a dar balanço, aprenderam a escorregar, rebolaram, sujaram-se no piso quando está molhado.




Uns já sabem correr, outros ainda só andam, outros ainda nem gatinham




 De dois, passaram a 3 e depois a 4




Dá para todos, e todos se divertem




Seja inverno ou verão




Os baloiços enchem-se de risos, de gargalhadas, porque é para isto que serve um parque infantil.



E que bem que se está no parque...


E não era tão bom se a nossa aldeia, a aldeia onde escolhemos viver, onde as crianças com menos de 3 anos não têm creche, não têm com quem conviver, não era bom que a aldeia de Budens tivesse um parque infantil? É um espaço para crianças mas que junta os mais novos aos mais velhos, porque os mais velhos gostam de ver os mais novos brincar, e porque os mais novos precisam de ver os mais velhos, de contactarem com eles para os respeitarem e para aprenderem.

É um equipamento essencial para qualquer aldeia, porque nós até temos escorrega no quintal, porque os nossos filhos até têm irmãos para brincar, mas há mais meninos e meninas, há mais vida para além do muro do quintal e é bom partilha-la.

E a Mãe de todos pergunta, será que a Câmara Municipal de Vila do Bispo não acha que é um equipamento essencial?

4 comentários:

  1. Ora muito bem!!! Eu assino a petição ;))))!!! Joquinhas!!! Midu

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Eu também gostava muito de ir brincar com a minha irmã mais nova para o parque infantil.
    E os seus filhos parecem muito divertidos (com lindos sorrisos).
    Parabéns pela bonita família.
    bjhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Em 4 anos este executivo já deu provas do projeto que tem para todos,eu penso que seja só para alguns ,o Sr Sousa Cintra e companhia ,o povo que não se iluda ,eu votei no Adelino não preciso de favores dele nem de ninguém ,simplesmente acho que os jovens deste Conçelho devem ter mais do que eu tive ,ou pelo menos o mesmo que os dos outros Conçelhos ,tenho 2 filhos um acabou a universidade e ficou a trabalhar em Lisboa ,e o outro que acaba este ano o 12º ano ,e também irei vê-lo partir .Este Conçelho com esta gente não tem futuro ,há 3 anos que vou a todas as Assembleias de Camara, e digo-lhe o que tenho lá assistido da parte destas pessoas envergonha-me ,não basta as FALCATRUAS que este Sr Adelino Soares fez nos bombeiros,e agora ainda diz que vai esperar sentado a sua queda pois assim não se descobria as vigariçes que foram lá feitas .
    Votei nele sou militante do Ps e não tenho medo de falar ,pois não vivo de favores nem deste nem doutro que vier .

    Se quiser consulte o Blog ( menos e pior) o que esta lá e verídico e esta documentado .

    Cumprimentos e tudo de bom para si e para a sua familia

    ass Jose Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada sr José Duarte pelo seu comentário.
      (e já agora peço desculpas pelo post que escrevi hoje sobre si e o seu comentário ... mas já está tudo esclarecido! Coisas de cabeça de mãe cansada!)

      Eliminar